Três razões racionais para acreditar na existência de um Criador
- Oryana Silva
- 22 de set. de 2021
- 4 min de leitura
1. Início do Universo
A primeira evidência que aponta para a existência de um Criador está relacionada ao entendimento da origem do universo. Imagine andar no deserto e encontrar um relógio. Sabemos que um relógio consiste em vidro, plástico e metal. O vidro vem da areia, o plástico do óleo e o metal extraído do solo - todos esses componentes são encontrados no deserto. Você acredita que o relógio se formou? Que o Sol brilhou, o vento soprou, o raio caiu, o óleo borbulhou na superfície e se misturou com a areia e o metal, e ao longo de milhões de anos o relógio surgiu por coincidências aleatórias ou naturais?
“Eles foram criados do nada ou eles próprios se criaram?” Alcorão 52: 35-6
De acordo com a ciência moderna, o universo é finito e tem um começo. De onde veio o universo em última análise? A experiência humana e a lógica simples nos dizem que algo que tem um começo não vem simplesmente do nada, nem pode algo criar a si mesmo. Podemos raciocinar que um "ser" superior criou o universo. Este "ser" deve ser poderoso e inteligente, pois trouxe à existência todo o universo e criou as 'leis da ciência' que o governam. Também podemos raciocinar que esse "ser" é atemporal e atemporal, porque o tempo, o espaço e a matéria começaram na criação do universo. Todos esses atributos constituem o conceito básico de Deus, o criador do universo.
Alguns podem perguntar: "Quem criou Deus?" Deus, o Criador, é diferente de Sua criação. Ao contrário do universo e do resto da criação, Deus é eterno, sempre existiu e não teve começo.
2. Perfeição do Universo
A segunda evidência de um criador é a ordem e o equilíbrio perfeito de nosso universo complexo. Poderia um grande universo complexo se formar por coincidência, sem supervisão?
Muitas características do universo indicam claramente que ele foi especialmente projetado para sustentar a vida, como a distância da Terra ao sol; a espessura da crosta terrestre; a velocidade com que a Terra gira; a porcentagem de oxigênio na atmosfera; e até mesmo a inclinação da terra. Se essas medidas fossem ligeiramente diferentes do que são atualmente, a vida não poderia existir.
Da mesma forma que um relógio tem um criador inteligente para manter a hora precisa, a Terra também deve ter um criador inteligente para manter a hora precisa ao redor do sol. Isso poderia ocorrer por si mesmo?
Quando vemos a ordem, as leis e sistemas precisos dentro de nós e em todo o universo, não é racional que eles tenham um organizador? Este 'organizador' é novamente melhor explicado pela existência de Deus - aquele que trouxe esta ordem. Deve-se notar que o Islã incentiva a pesquisa e reflexão científicas. O papel da ciência nos ajuda a descrever os muitos padrões observados que Deus coloca em Sua criação e a apreciar a extensão de Seu poder e sabedoria. Os avanços nas descobertas científicas, assim como qualquer mecanismo ou processo que encontramos no mundo natural, como o ciclo da água ou a gravidade - fornecem sinais de um organizador e projetista, não um argumento contra Deus.
3. Revelação de Deus
A terceira evidência é a revelação real que foi enviada por Deus à humanidade como um sinal de Sua existência.
Um dos principais propósitos do livro do Islã, o Alcorão, é convidar as pessoas a refletir e apreciar a criação de Deus como uma forma de acreditar nEle. Em todo o Alcorão, Deus chama nossa atenção para Seus maravilhosos desígnios e complexidades no universo e dentro de nós, que são suficientes para indicar que somos um produto de desígnio, propósito e inteligência.
Por exemplo
Deus diz:
"De fato, na criação dos céus e da terra, e na alternância da noite e do dia, e os grandes navios que navegam pelo mar com aquilo que beneficia as pessoas, e o que Allah enviou dos céus de chuva, dando a vida assim para a terra após sua falta de vida e dispersando nela todo tipo de criatura em movimento, e Seu direcionamento dos ventos e das nuvens controlados entre o céu e a terra, são sinais para um povo que usa a razão. "
Além disso, existem sinais claros de que o #Quran é a palavra de Deus.
O Alcorão:
Está livre de erros ou contradições.
Foi preservado, palavra por palavra, desde sua revelação em seu idioma árabe original, ao contrário de outras escrituras.
É memorizado de capa a capa por milhões de pessoas.
Tem uma mensagem simples, pura e universal, que apela ao intelecto do Homem e às crenças inerentes ao Deus Todo-Poderoso.
Tem mais de 1400 anos com muitos fatos científicos que eram desconhecidos das pessoas da época e só foram descobertos recentemente por cientistas. Os exemplos incluem: água sendo a origem de todas as coisas vivas (Alcorão 21:30); o universo em expansão (Alcorão 51:47); e as órbitas individuais do sol e da lua (Alcorão 21:33).
Contém muitos fatos históricos que eram desconhecidos para o povo daquela época, bem como inúmeras previsões, que se mostraram corretas.
Tem um efeito profundo e comovente nas pessoas.
Foi revelado ao Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), que era conhecido por ser analfabeto, mas que contém um estilo de linguagem único que é universalmente conhecido como o auge da eloqüência árabe e da beleza linguística.
A explicação mais racional para os muitos aspectos únicos e milagrosos do Alcorão é que ele só pode ser de Deus.
Por Saher Othman
コメント